Cuidados vão além de ligar o motor. Travas e vidros elétricos, lavador e limpador de para-brisa e ar-condicionado também merecem atenção
A ordem é ficar em casa. E seu carro também precisa de cuidados preventivos para funcionar bem durante este período sem uso, caso precise ser utilizado numa situação de emergência.
Elaboramos uma lista de medidas, mas é importante que se diga: o isolamento social ainda deve ser a prioridade máxima.
Duas ou três vezes por semana, ao menos o motor de carros sem uso devem ser colocados em funcionamento por 10 a 15 minutos, ou até que a temperatura de trabalho do motor seja atingida. Mas atenção: jamais faça isso em garagens fechadas.
Em subsolos de prédio, o cuidado deve ser redobrado: imagine se todos fizerem isso ao mesmo tempo. Se necessário, crie grupos de conversa com os moradores e estabeleça uma ação coordenada. Preferencialmente – e se possível –, pare com o escapamento virado para o portão de saída para que o vento disperse os gases.
Os equipamentos também costumam funcionar mal após um longo período de inatividade. Enquanto aguarda o aquecimento do motor, o motorista deve executar dois ciclos de ativação dos dispositivos elétricos. Subir e descer vidros, travar e destravar portas, lavar o para-brisa para acionar os ejetores de água e os limpadores.
Outro item que merece atenção especial é o ar-condicionado. Logo após a partida do motor, o sistema deve ser ligado no modo de refrigeração por cinco minutos, garantindo a lubrificação do motor.
No tempo restante, é preciso desligar o compressor e ligar o ar quente, devendo permanecer nessa posição enquanto o motor estiver funcionando. O ar aquecido evita a formação de condensação nas tubulações.
Essa medida não previne apenas o mal cheiro na cabine. Tubulações e filtros úmidos dão origem a fungos que podem desencadear alergias e até doenças respiratórias graves.
Lamentavelmente, muitas marcas negligenciam a aplicação de filtros de cabine. Aliás, se o do seu carro estiver saturado e não for possível substituí-lo, talvez seja o caso de removê-lo. Sua reposição deverá ser feita o mais breve possível.
Como o momento é de restrição de rodagem, manter o tanque cheio só servirá para alimentar o motor com combustível velho. Com a chegada do outono, dê preferência à gasolina, uma vez que, em baixas temperaturas, as partidas a frio de motores abastecidos com etanol exigem mais carga de bateria.
Atenção: se você abastecer com um combustível diferente do que o que vinha consumindo, rode por alguns minutos para que este novo comece a alimentar o motor. Caso contrário, a central poderá ter dificuldade em acertar os parâmetros para dar a partida no motor quando for necessário.
Se precisar ir ao posto, aproveite para calibrar os pneus com a pressão mais alta recomendada pelo fabricante. Para evitar contaminação, evite utilizar o calibrador por conta própria nesse período. Será um sinal de respeito com os funcionários deixar que apenas eles se coordenem na utilização do equipamento.
Por Quatro Rodas