SUSPENSÃO DIANTEIRA
Nos veículos atuais é usado o modelo de suspensão independente nas rodas dianteiras, sendo do tipo Mac Pherson ou “duplo triangulo”, na maioria dos veículos leves e um conjunto nas traseiras um pouco diferente.
Todas utilizam uma “mola” para permitir a elasticidade do conjunto mantendo a pressão da roda contra o solo e um amortecedor para amenizar a oscilação do conjunto e consequentemente a perda de aderência ao solo da roda, quando o veículo passa por um terreno onde o chão é desnivelado (lombadas, buracos, etc.).
Como vemos na ilustração 1 a “bandeja”, como é conhecida a peça de baixo, faz a ligação do suporte da roda ao chassi do veículo, apoiando em dois pontos, e o amortecedor faz o outro apoio sendo ligado ao chassi através do batente de borracha que ajuda a absorver os impactos. Envolto no amortecedor se encontra a mola que faz pressão entre as duas extremidades do mesmo mantendo ele aberto, até a colocação no veículo, onde o peso do carro faz com que o conjunto se mantenha no ponto de equilíbrio, centro do conjunto, para poder se deslocar nos dois sentidos, permitindo a roda subir e descer, sendo amortecida pelo efeito do amortecedor. Este sistema é amplamente utilizado na suspensão dianteira hoje, sendo o sistema de duplo triangulo também empregado, neste sistema temos na parte superior uma outra “bandeja” que liga a parte superior do suporte da roda ao chassi e o amortecedor e a mola apoiam da parte inferior até o chassi fazendo a mesma função do outro sistema (Ilustração 2).
Animação Explicativa: