PROCESSO DE REFRIGERAÇÃO DO MOTOR
Durante o verão os veículos são expostos a temperaturas elevadas, o ar condicionado é ligado, e logicamente o motor sofre com o seu resfriamento.
A refrigeração do motor dos veículos hoje consiste em um sistema pressurizado, que permite o veículo trabalhar em temperaturas mais elevadas (120°c), onde circula uma solução composta em sua maior parte de água adicionada de antioxidantes e anticongelantes com cor azul esverdeada em alguns veículos e rosa em outros mais modernos.
Este sistema é selado, esta solução circula por dentro do motor absorvendo o calor gerado neste, sendo levada ao radiador para ser esfriada, esta circulação é forçada através do sistema pela bomba de água do motor.
O excesso de calor gerado pode fazer com que a solução evapore sendo expelida para o reservatório de expansão onde devido a menor temperatura deste ela se condensa novamente, este é o local de reposição de água do sistema.
Quando o veículo está com o sistema em perfeita ordem, quase não se repõe água, pois, este sistema foi desenvolvido com a finalidade de recuperação do vapor, que era perdido nos sistemas antigos, pois ele era jogado para o meio ambiente.
Se o carro estiver necessitando repor água constantemente é o primeiro sinal que o sistema está com perda de liquido por algum motivo (vazamento, mangueiras mal vedadas, comunicação de câmaras em trincas do cabeçote, etc.), é comum devido a constante abertura do reservatório de expansão, para repor a água, que a tampa deste tenha perdido a vedação e a fuga seja por ela, este é o primeiro item a se verificar.
Confira no vídeo abaixo uma animação explicando como funciona o sistema de Arrefecimento. Créditos: MTE-THOMSON