Quem responde é o supervisor de treinamento da Monroe, Juliano Caretta.
Segundo ele, quando o veículo passa em alta velocidade por buracos, lombadas ou valetas de proporção acentuada, existe uma grande probabilidade de o pistão interno do amortecedor –que se movimenta dentro de um tubo interno – chegar ao curso máximo de extensão e atingir a guia da haste, localizada logo abaixo do selo retentor do amortecedor.
“Esse impacto, além de gerar um forte barulho provocado pelo choque entre as peças internas, causa um desconforto na direção do veículo para o motorista e ainda contribui com o desgaste irregular e prematuro dos amortecedores”, explica o especialista.
Para evitar tal impacto, foi desenvolvido um freio mecânico associado ao bloqueio hidráulico, a fim de limitar o curso do amortecedor, denominado stop hidráulico.
Esse mecanismo está presente na maioriados amortecedores dianteiros por conta da distribuição do peso do veículo. “Vale ressaltar que as fabricantes de amortecedores utilizam tecnologias diferentes de stop hidráulico em seus produtos, mas sempre com o mesmo objetivo”, afirma.