Curiosidades sobre os cabos de engate e seleção.

Você sabia que os cabos de engate e seleção substituem o antigo varão do trambulador?

O trambulador é uma peça do câmbio que faz com que o movimento da alavanca promova o engate das marchas e é formado por: haste, buchas, trava e coifa. Quando há um desgaste no conjunto, o engate das marchas pode ficar prejudicado.

O sistema de troca de marchas utilizando cabos veio para tornar a condução do automóvel mais confortável, pois ele absorve as vibrações procedentes do câmbio e do motor e evita que o condutor sinta os solavancos e trepidações dos tradicionais sistemas de acionamento. Foi um avanço tecnológico considerável na indústria automotiva.

Agora, vamos detalhar cada um dos itens do sistema de engate e seleção.

CABO DE ENGATE:

Sua função é o acionamento das marchas do veículo. O cabo de engate conta com uma estrutura reforçada e terminais mais robustos em comparação aos cabos de seleção, isto porque a sua utilização constante pode ocasionar um desgaste mais acentuado. Devido a esta característica, sua vida útil é menor.

Por isso, a nossa dica para distribuidores e lojistas é ter sempre uma maior quantidade de cabos de engate do que cabos de seleção em seus estoques.

CABO DE SELEÇÃO:

O cabo de seleção efetua a troca de posições dos garfos no câmbio, selecionando as marchas de acordo com a condução do motorista. Estes cabos têm movimentos muito menores do que os cabos de engate, por isso, a sua vida útil costuma ser maior.

TERMINAIS:

Em alguns modelos de cabos é possível efetuar apenas a troca dos terminais de encaixe. Esse procedimento torna a manutenção do sistema de acionamento mais simples e econômica.

O sistema de engate e seleção é uma das partes do veículo que mais sofre desgaste com o passar do tempo. Daí a importância de utilizar somente peças de reposição de qualidade.