O avanço da indústria automotiva não para e algumas tendências trazem transformações significativas, impondo inovações a toda a cadeia. Fique de olho e acompanhe!
– Conectividade, veículos autônomos e experiência digital
Painéis digitais, carros conectados à nuvem, veículos autônomos, realidade aumentada e virtual.
A indústria automotiva e gigantes em tecnologia têm avançado muito rapidamente em direção à digitalização dos veículos e novas gerações de carros, graças a tecnologias como a telefonia móvel 5G e o avanço da edge computing, que transfere a operação de processamento de dados de um dispositivo para a nuvem, possibilitando quantidades massivas de computação em tempo quase real.
Tudo isso, visando criar uma nova experiência para o consumidor atrás do volante, consumidor este cada vez mais exigente e conectado. Isso significa que devemos mudar drasticamente a forma como pensamos o veículo em seu formato tradicional.
– E-commerce
Uma das principais tendências em inovação do setor automotivo é o desenvolvimento de novos modelos de vendas, com a implantação e utilização do e-commerce, que é uma realidade mundial e ganhou força com a pandemia. Daí vem a importância de estar ativo nos canais digitais.
Entretanto, é sempre bom reforçar a importância de um planejamento estruturado – não somente para vender nas plataformas online e entender como este universo funciona, mas principalmente para oferecer uma boa experiência de compra ao cliente.
– Avanço da eletrificação
Mesmo diante das baixas vendas internas e da incerteza com relação ao abastecimento e manutenção, os carros elétricos já são uma realidade no mercado brasileiro. Os altos preços contribuem para a popularização lenta deste tipo de veículo que, por enquanto, deve continuar mais restrito ao segmento premium. Entretanto, embora ainda tímida no Brasil, eletrificação veicular caminha a passos largos no mundo.
De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), atualmente há 45 mil carros elétricos em circulação no território brasileiro, que representam apenas 1% do total. Ainda assim, a associação tem presenciado um crescimento. Em 2020, as vendas de automóveis híbridos e elétricos apresentaram um crescimento de 66,5% em comparação a 2019.
– Sustentabilidade e consciência ecológica
A adoção de práticas sustentáveis requer planejamento, e não apenas boa vontade. Cabe a cada empresa analisar os seus processos e definir as melhores soluções para buscar e implementar formas de uso responsável dos recursos naturais e destinação correta dos seus resíduos, evitando assim danos irreversíveis à natureza.
É uma mudança de postura necessária, não somente para contribuir com a preservação dos recursos naturais, mas também para que as empresas permaneçam no mercado.
– Reciclagem de veículos
A reciclagem automotiva está ganhando espaço no Brasil. A Lei do Desmanche (nº 15.276/14) entrou em vigor no Estado de São Paulo para regulamentar os desmanches e com ela a expectativa de redução no número de roubos e furtos de veículos. Tendo como modelo a Lei Estadual, o Governo Federal sancionou a Lei nº 12.977 em maio de 2014, que regula e disciplina a atividade em todo o País.
Desta forma, o consumidor passou a ter acesso a peças de reuso com garantia de procedência. De acordo com a legislação, todas as empresas de desmonte de carros têm que ser credenciadas no Detran e na Secretaria da Fazenda e apenas os desmanches cadastrados podem vender peças de reuso para o consumidor final.
Mediante este cenário, empresas de reciclagem automotiva já se encontram em operação, em sua maioria em projetos pontuais envolvendo seguradoras ou departamentos de trânsito. Atualmente, apenas 1,5% da frota brasileira passa pelo processo de reciclagem, mas há muito espaço para o crescimento da atividade no país.
Por IKS Cablex