Ninguém tem problemas com o carro, pois, além dele ficar parado, muitos deles demoram bastante e ainda custam muito caro para serem resolvidos. E se não tivermos um mecânico de confiança, ainda corre risco do problema voltar ainda pior.
Então, o melhor a se fazer é tentar prevenir que esses problemas surjam com algumas atitudes que podem ser tomadas durante a rotina de uso do veículo. Assim, você tem ele novo por muito mais tempo sem precisar gastar uma fortuna em consertos e reparos.
Ficou interessado? Então continue com a sua leitura, anote nossas dicas e começa a colocar elas em prática quanto antes.
Evite deixar seu carro parado por muito tempo
Pensando em deixar seu carro na garagem para evitar possíveis defeitos ou danos? Péssima ideia! A falta de uso pode fazer com que ele deixe de funcionar devidamente.
Mesmo que você não pretenda ou não tenha tempo para sair com ele, uma boa dica é ligá-lo de vez em quando, nem que seja para aquecer o motor.
Fique atento aos ruídos
Onde há fumaça, há fogo. E onde há um ruído, pode haver um problema. Sempre que ouvir um barulho estranho e insistente em seu carro, vale dar uma investigada para saber qual pode ser a origem dele.
Mas nem pense em fazer isso por conta própria, o melhor mesmo é ir ao mecânico. Mesmo que você goste bastante de automóveis, nada se compara ao trabalho de um profissional.
Faça uma boa limpeza
Sujeira e bagunça podem não comprometer o funcionamento de um veículo, mas certamente o deixam menos bonito. Periodicamente, separe um tempinho para lavar, aspirar e encerar seu carro, assim ele vai parecer que acabou de sair da loja.
Outra dica importante é evitar deixar lixo espalhado dentro dele. Por vezes, acaba acontecendo de termos de comer algo durante uma viagem ou apenas vamos acumulando panfletos entregues no trânsito. Além de ser feio, a bagunça também contribui para deixar seu carro agradável.
E se fica preso num engarrafamento é ruim, imagina ficar preso num engarrafamento dentro de um carro todo bagunçado.
Nada de excessos
Normalmente, quando uma máquina é levada até o limite com muita frequência, ela tende a começar a apresentar defeitos e se desgastar. Com o seu carro é a mesma coisa. Fazer viagens muito longas com ele vez ou outra não tem problema, mas se isso for rotina, os reparos começarão a ser constantes.
Nesse tópico, a dica é simples: evite excessos de velocidade, frear bruscamente com muita frequência e realizar viagens muito longas.
Obedeça ao cronograma de revisões
Por fim, compareça a todos as revisões do seu veículo. A gente sabe que é chato e custa um bom dinheiro, mas são elas que mantém o seu carro novo funcionando por muito mais tempo.
As revisões servem justamente para evitar que problemas surjam no futuro, mantendo as peças e o veículo como um todo em um bom estado por muito mais tempo.