É preciso ficar atento aos sinais de desgaste das juntas homocinéticas. Segundo Silva, entre os indícios que podem indicar que a peça esteja comprometida é o ruído. “Caso o motorista ouça um som de clique proveniente das rodas ao acelerar o carro em curvas ou quando realiza curva em marcha a ré é bom ficar atento, é um sinal de que ocorrem falhas na junta fixa”, explica o gerente, acrescentando: “O ruído durante a aceleração em linha reta indica desgaste na junta deslizante”.
Indícios de que a junta homocinética pode estar comprometida
Parte do sistema de transmissão do veículo, as juntas homocinéticas são responsáveis por transmitir a força do motor para as rodas, fazendo, assim com que elas girem e o carro se movimente. “Juntas homocinéticas danificadas podem ocasionar paradas desnecessárias e não programadas já que, quando comprometidas, as rodas podem travar ou perder a tração, fazendo com que o veículo pare em local e hora não programado”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
De acordo com Silva, uma das principais causas de desgaste da junta homocinética é coifa e vedação comprometida, provocando contaminação da graxa com a entrada de resíduos e fazendo com que ela se torne uma pasta abrasiva.
O excesso de torque na instalação da peça também pode causar danos à rosca ou no estriado, por isso é aconselhável usar o torquímetro para aperto da porca, assim como problemas na geometria da suspensão. “Carro desalinhado, com excesso de bagagem ou rebaixado podem comprometer a junta deslizante”, alerta.
A recomendação é fazer a inspeção preventiva a cada 10 mil quilômetros e ter atenção especial ao estado das coifas.