Usando comandos de emergência feitos especificamente para isso. Muitos veículos que têm freio de estacionamento elétrico adotam pequenos motores nas próprias pinças/tambores para bloquear as rodas, enquanto outros usam um mecanismo elétrico para puxar o tradicional cabo de aço do freio de estacionamento.
Esses sistemas não precisam de energia para permanecerem ativos — ou seja, um carro sem bateria vai continuar com o freio acionado —, mas precisam de eletricidade para ligar ou desligar o mecanismo.
Nestes casos botões e alavancas normalmente escondidos sob coberturas plásticas podem ser acionados para soltar o freio. A localização deles varia, e podem ir de um parafuso no assoalho até uma alavanca escondida sob o estepe no porta-malas.
Para saber onde fica e como operar o sistema do seu carro, consulte o manual do proprietário.
Travou tudo
Outro problema para veículos modernos é tirar o câmbio da posição parking, que também bloqueia o movimento das rodas, quando um carro está sem bateria.
Nos carros populares o processo ainda é relativamente simples e normalmente envolve a remoção parcial da coifa do câmbio para o destravamento do mecanismo.
Mas como muitos modelos têm adotado alavancas de câmbio eletrônicas (que não têm conexão direta com a transmissão), o processo nestes casos pode ser mais complexo.
Nestes veículos soltar o câmbio pode envolver o acionamento de um mecanismo no próprio motor ou até o uso de uma chave de boca específica diretamente sobre a caixa de câmbio.
Caso tenha alguma dificuldade, consulte sempre seu mecânico de confiança.
Por Auto Esporte